Dia do Indio | Escola Perspectiva

Projeto ìndio

As datas comemorativas devem ser trabalhadas interdisciplinarmente nas aulas. O dia do índio é uma data especial que sempre é bastante explorada entre as crianças, fazendo-os conhecerem e valorizarem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, além das diferenças culturais, dos diferentes povos. Trabalhar o dia do Índio é resgatar a nossa história e nossas raízes. O projeto ajuda o aluno a compreender e construir sua identidade e perceber-se como parte integrante de uma sociedade cheia de características singulares, valores e culturas próprias.

Objetivo Geral:

• Valorizar e conhecer a história dos índios, bem como sua cultura e ensinamentos.

• Conhecer os hábitos, costumes e forma de vida dos índios;

• Conscientizar sobre a importância e o respeito pela contribuição dos índios para com a sociedade;

• Estimular a imaginação e criatividade das crianças;

• Tornar prazeroso o processo de aprendizagem durante o desenvolvimento do projeto, através da arte, dança e preservação do meio ambiente.

Sensibilização:

• Acolhida com roda de conversa sobre os índios;

• Apresentação de vídeos sobre a cultura, danças, moradia, músicas dos índios, etc.

• Apresentação e dança da música CURUMIM EI, EI

Desenvolvimento:

• Contação de História sobre os índios;

• Exposição das comidas típicas dos índios;

• Pesquisa sobre as brincadeiras criadas pelos índios;

• Audição das músicas que representam os índios;

• Confecção de um mural pela turminha;

• Desenhos livres sobre o índios;

• Montagem da Oca na sala de aula;

• Pintura no rosto das crianças;

• Confecção de Máscaras para dramatizações;

• Atividades diversificadas sobre o tema com: recortes, colagens e montagens com objetos;

• Confecção dos adereços dos índios (cocar e chocalho);

• Confecção de lembrancinhas para a turma;

Avaliação:

• A avaliação será analisada através da participação das crianças, bem como suas produções artísticas e desenvoltura em sala de aula.